ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

A coordenação de Atendimento Especializado da Educação Especial, que funciona na Secretaria Municipal de Educação, está a serviço das escolas e alunos de toda a Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Pará, atendendo diversos alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação. Assim, os profissionais da Educação Especial não medem esforços para realizar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e disponibilizar recursos e orientações quanto sua utilização por meio dos seguintes serviços: fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia e acolhimento familiar, a fim de identificar, elaborar e organizar recursos didático-pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as possíveis barreiras para a plena participação dos alunos, atendendo suas reais especificidades.

Documentação e/ou requisitos necessários para a 2ª matrícula:

A Secretaria Municipal de Educação garante a matrícula de todos os alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação nas escolas comuns da rede municipal e a oferta do AEE. Para isso, a matrícula no AEE é condicionada à matrícula no ensino regular da própria escola ou de outra escola, sem a obrigatoriedade de apresentação de laudo clínico, pois o atendimento é pedagógico.

Tempo para atendimento:

Os serviços de AEE são oferecidos, semanalmente, nas escolas comuns da rede municipal que atendem os alunos público alvo da Educação Especial. Os encontros de atendimento são agendados com os profissionais dessa modalidade de ensino.

Forma do Usuário Contatar o serviço:

O contato sobre o serviço e o processo pode ser feito na própria unidade escolar mais próxima da residência do interessado, sob a orientação do professor da Sala de Recursos Multifuncionais, pelo e-mail da Coordenação da Educação Especial (cordenador.educacaoespecial@gmail.com) ou diretamente na Secretaria Municipal de Educação – SEMED, localizada na Rua da Matriz, nº 60, Centro, das 8h às 13h.

Forma de realização do serviço:

Os atendimentos são realizados nas Salas de Recursos Multifuncionais das escolas que ofertam esse serviço. São considerados como serviços do AEE àqueles que asseguram condições de acesso ao currículo de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais por meio de estratégias de acessibilidade aos recursos didáticos, aos sistemas de comunicação e informação, aos espaços pedagógicos e, principalmente, ao conjunto de atividades escolares.

Dentre os diversos serviços estão: produção de recursos pedagógicos acessíveis; elaboração e execução de plano de atendimento individualizado; acompanhamento de atividades realizadas na sala de aula comum; estabelecimento de parcerias com áreas intersetoriais (saúde e assistência social); orientação às famílias dos alunos; utilização de recursos de Tecnologia Assistiva; orientações pedagógicas aos professores da sala de aula comum; promoção de ações de participação da família em interface com serviços da saúde e da assistência social; entre outros.

Formas do Usuário apresentar manifestação quanto ao serviço prestado:

Em atualização

Locais de realização do Serviço:

Os serviços, atualmente, são realizados nas seguintes escolas: Escola Conceição Teixeira e seus anexos; Escola Cônego Inácio e seus anexos; Escola Raposo Tavares; Escola Antônio Bernardo e seus anexos.