BIBLIOTECA VIVA

Biblioteca Pública Municipal

A Biblioteca Pública Municipal de São Francisco do Pará é um serviço educacional e cultural do Município, está vinculada diretamente a Secretaria Municipal de Educação, e indiretamente a Secretaria Municipal de Cultura. É um serviço público de natureza educativa e informativa, regendo-se pelas normas do seu Regulamento.

Por meio de atividades educativas e culturais, a Biblioteca Pública Municipal contribui no processo de desenvolvimento acadêmico social e cultural do Município, garantindo o direito à cidadania, apoiando a criação, o acesso e a preservação do patrimônio documental histórico e cultural para as futuras gerações.

Documentação e/ou requisitos necessários para iniciar o serviço:

Poderão inscrever-se gratuitamente nesta Biblioteca, usuários residentes ou não em São Francisco do Pará, com apresentação dos originais dos seguintes documentos:

– Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade;

– CPF (Caso possua e seja maior de idade);

– Comprovante de Residência (talão de água ou luz);

– 01 (uma) Foto 3×4 (não obrigatório).

Menores de 12 anos poderão cadastrar-se somente com a autorização dos pais ou responsáveis.

Tempo para atendimento:

Atendimento presencial, na própria biblioteca, por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Ou de maneira virtual para a realização de cursos com ONGs parceiras.

Forma do Usuário Contatar o serviço:

A inscrição na Biblioteca implica na aceitação e no cumprimento do Regulamento da Instituição, assim como usufruir de todos os serviços prestados pela mesma.

Forma de realização do serviço:

I. Divulgação e Informação:

Consulta local; serviço de leitura para deficientes visuais; empréstimo interbibliotecas; informação e referência; acesso às tecnologias da informação.

II. Execução e Animação:

Exposição e mostras documentais; elaboração de catálogos e outras publicações; atividades de extensão cultural.

III. Cooperação com outras entidades:

Visitas guiadas a biblioteca; apoio a bibliotecas escolares e a outras bibliotecas reconhecidas de interesse público.

IV. Gestão e Tratamento Técnico Documental:

Planejamento e administração; organização de atividades de extensão cultural; promoção de serviços e produtos; triagem; registro e carimbo; catalogação, indexação e classificação; informatização; divulgação bibliográfica; conservação e preservação; reprodução (se necessário).

II. Aquisição e Descarte:

Estabelecimento de uma política de desenvolvimento de coleções dentro da Biblioteca; seleção e aquisição do acervo da biblioteca; descarte de obras dentro da política da biblioteca visando às razões de deterioração e a atualização.

Formas do Usuário apresentar manifestação quanto ao serviço prestado:

Em atualização

Locais de realização do Serviço:

Rua Praça da Matriz, Nº 60, Bairro Centro, São Francisco do Pará. CEP 68.748-000 (prédio da Secretaria Municipal de Educação).