CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Descrição

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, é uma unidade pública da Assistência Social que oferece atendimentos individualizados (ou em grupos) a indivíduos e famílias. Nestes atendimentos, as pessoas podem compartilhar questões diversas relativas ao seu dia-a-dia em família e na comunidade, a exemplo das suas dificuldades de relacionamento, de sobrevivência, dos cuidados com os filhos.

O CRAS atua de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social – PNAS e é responsável pela Proteção Social Básica no município, tendo como público prioritário as famílias em situação de vulnerabilidade social, crianças, idosos e pessoas com deficiência.

 possui como carro chefe o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, que propõe o trabalho social em caráter continuado, através de atendimentos e visitas domiciliares, possibilitando o acolhimento e escuta qualificada de seus usuários,

Este Centro de Referência é porta de entrada para a garantia de direitos, inserção das famílias a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. Com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.


            é importante esclarecer que, embora o CRAS disponha de psicólogo, não tem função terapêutica


O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, possui como serviço complementar os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. O SCFV voltado ao trabalho articulado com as ações das demais políticas públicas no território, tem a maior aproximação possível do cotidiano de vida das pessoas, objetivando prevenir situações de risco e promovendo e fortalecendo a capacidade protetiva das famílias e o respeito aos direitos das crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e de suas famílias.

O serviço deve contribuir com a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoas idosas aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e a toda a rede socioassistencial, aos serviços de outras políticas públicas, entre elas educação, trabalho, saúde, transporte especial e programas de desenvolvimento de acessibilidade, serviços setoriais e de defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação. Desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter preventivo do serviço.

Documentação e/ou requisitos necessários para iniciar o serviço

  • RG
  • CPF
  • CARTÃO DO BOLSA FAMILIA (SE HOUVER)
  • NUMERO DE IDENTIFICAÇÃO SOCIAL – NIS
  • COMPROVANTE DE RESIDENCIA

Tempo de atendimento

30 MINUTOS

Forma do usuário acessar o serviço

Através de demanda espontânea, encaminhamentos do Conselho Tutelar, Escolas, Unidade Básica de Saúde, CREAS, polícia militar, Promotoria e Judiciário

CRAS Santa Rita
Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, S/N.
Bairro: Centro
E-mail: crassantarita2019@gmail.com

Anexo Jambu- Açú e km 21, vila nova Marambaia

Forma da realização do serviço

Acolhimento do usuário através de uma escuta qualificada, abertura de prontuário, orientações e encaminhamentos para outras políticas, de modo que a família acesse direitos socioassistenciais.

Serviços ofertados

  • Primeiro cadastro (CADÚNICO)
  • Encaminhamento ao BPC
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
  • Atendimento Socioassistencial (Assistente Social e Psicólogo)
  • Programa Criança Feliz (0- 6 anos)
  • Benefícios eventuais (enxoval, cesta básica, auxilio funeral, aluguel social)

Forma de consultar o andamento do serviço Retorno do usuário ao cras, atendimento presencial: 07:00 às 18 h, de segunda a sexta-feira, Avenida Barão do Rio Branco, S/N, Centro.
E-mail: crassantarita2019@gmail.com