CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS

Centro De Referência Especializado De Assistência Social – CREAS

Descrição

É uma unidade pública que atende famílias e pessoas em situação de risco pessoal e social, por violações de direitos, mas cujo os vínculos familiar e comunitário não foram rompidos. E o seu funcionamento e a oferta dos serviços especializados são relacionados a Proteção Social especial de Média Complexidade, conforme preconizados em um conjunto de leis e normativas que fundamentam e definem a política de Assistência Social e regulam o Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

No CREAS podem ser atendidas as demandas de violação de direitos identificadas no território, tais como: violência física, psicológica e sexual; negligência; abandono; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) e do PETI em decorrência de violação de direitos, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), dentre outras.

O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI é a premissa de trabalho, por fornecer apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Bem como, de efetivar orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias mediante as situações de risco pessoal e social.

Documentação e/ou requisitos necessários para iniciar o serviço

Documentação de Identificação Pessoal (RG e CPF)

Comprovante de Residência

Tempo de Atendimento

Tempo de espera: imediato

Forma do usuário acessar o Serviço

As famílias e indivíduos que necessitam de proteção especial de média complexidade podem acessar o CREAS de duas formas, são elas:

Demanda espontânea, requisitando atendimento diretamente no CREAS.

Encaminhados por outros serviços socioassistenciais, políticas públicas setoriais, órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e Sistema de Segurança Pública, entre outros.

Forma da realização do serviço

As principais atividades desenvolvidas referem a acolhida; escuta; orientação sociofamiliar; atendimento psicossocial; visita domiciliar; apoio à família na sua função protetiva; reuniões; encaminhamentos conforme a demanda identificada, articulação com a rede de serviços socioassistenciais, estímulo ao convívio familiar, grupal e social; dentre outros.

Forma de consultar o andamento do serviço

Comparecendo ao equipamento CREAS, localizado na Tv. Celso Machado, nº 03 – Bairro: Centro (Ref.: em frente a Secretaria de Saúde), com funcionamento de segunda a sexta, no horário de 07h30 as 13h30.

Forma do Usuário apresentar manifestação quanto ao serviço prestado

A Ouvidoria da Prefeitura Municipal de São Francisco do Pará/PA, está à disposição do cidadão via internet para que possa entrar em contato direto e fazer comentário, sugestão ou crítica, através do site ouvidoria@saofranciscodopara.gov.br  de 08 às 14 hrs;
Também está disponível o atendimento presencial, bem como através telefone 99966-4759.
Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, n° 760, centro.

Local de realização do serviço

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS MARIA SAKATA

Endereço: Tv. Celso Machado, n° 03 – Bairro Centro – CEP: 68748-000